Megami & Shin Megami Tensei

 

Megami Tensei & Shin Megami Tensei

Megami Tensei e sua continuação direta Shin Megami Tensei nos apresentam um Protagonista (Player) que é envolvido em conflitos diretos com Demônios e Deuses. (Nota-se que nessa série até mesmo Anjos são considerados Demônios) Nisso o protagonista vê o mundo que conhece desabar quando o mesmo se torna palco para uma grande guerra que irá decidir não só o futuro do mundo mas da humanidade inteira.

Em Shin Megami nos é apresentado 2 Facções, a facção do caos, comandado por Lúcifer e seus demônios, e a facção da ordem, comandada por Deus (YHVH) e seus Anjos. Os jogos entretanto possuem uma 3 e secreta ''facção'' que o protagonista pode escolher, porém essa o leva para o caminho mais difícil, já que o mesmo ficará entre Lúcifer e Deus, tendo a obrigação de derrotar os mesmos e seus exércitos.


Caos

Lúcifer em sua forma humana e sua horda de demônios.

 Lúcifer quer reinar o mundo tirando as obrigações e transformando suas leis na mais primitiva lei do mais forte, apenas aqueles com maior capacidade sobrevivem, esse é o mundo que Lúcifer e sua ordem prometem criar. Para alguns essa é uma das melhores opções se comparado a Ordem. (Leia sobre a Ordem para entender) Já que Lúcifer criará um mundo livre de Leis, onde os Demônios irão vagar livremente e os Humanos não serão punidos por coisas consideradas hediondas.


Ordem

Apesar de alguns serem vistos como demônios eles são leais a Ordem.

Deus (YHVH) quer reinar o mundo de um ponto de vista mais tirano, diferente do Deus bondoso descrito na Biblia, o Deus de Megami Tensei é um ser frio e indiferente com os Humanos, querendo impor suas regras, tirando assim a Liberdade de expressão humana, para ele, todos aqueles que não o obedecerem são cúmplices de Lúcifer e portanto seus inimigos, em Shin Megami Tensei IV podemos lutar contra ele e vemos sua 2 forma, onde aparenta aparência Demoniaca, uma alusão ao fato de que ele se corrompeu com o tempo, se tornando um tirano.



Humanidade

Rejeitando os Demônios e Anjos o protagonista se vê obrigado a enfrentar ambos.

A terceira e secreta facção, podemos dizer que é a facção criada pelo Protagonista, já que essa mesma é uma decisão que deve ser tomada pelo mesmo. Rejeitando o mundo sem leis e destrutivo de Lúcifer e o mundo com paz porém sem liberdade alguma de Deus, o protagonista então decide seguir o caminho da Humanidade, um que visa fazer tudo retornar ao seu estado natural, com leis porém liberdade, e apesar de não existir paz por toda eternidade os humanos conseguiriam viver tranquilamente. Esse é o caminho mais dífícil entre os outros 2 pelo fato de que você estará futuramente enfrentando as 2 outras facções em prol de decidir o futuro da Humanidade.
 

Jogos:


  • Digital Devil Story: Megami Tensei (NES).
  • Detonado
Esse é o primeiro jogo da série original, a história é simples, 2 estudantes japoneses Akemi Nakajima e Yumiko Shirasagi, Akemi é uma reencarnação da divindade Izanagi e programa um sistema de computador que invoca demônios do reino dos demônios, inicialmente usando o mesmo para atormentar a vida daqueles que zombavam dela, entretanto o programa fica fora de controle, lançando uma horda de demônios para o mundo comandados por Lúcifer que ressucita Loki e Set. Agora Akemi e Yumiko precisam deter o deus demoníaco derrotando seus servos e generais e fechar o portal de entrada do mundo dos demônios.

Apesar de ser um jogo bem antigaço, recomendo bastante, a história é divertida e o jogo não se deixa pra trás dos seus sucessores.
 
 
  • Digital Devil Story: Megami Tensei II (NES)
  • Detonado
Segundo jogo da série original, a história se passa em 20XX (provavelmente o futuro :V), 35 anos após um apocalipse nuclear que devasta o mundo e permanentemente abre um portal para o mundo demoníaco Atziluth, a humanidade é forçada a viver em bunkers. Dois sobreviventes, o protagonista e seu amigo, libertam um demônio chamado Pazuzu de um video game. O demônio conta que eles são os Messiahs que irão salvar a humanidade, então dá ao protagonista a habilidade de conversar e invocar demônios, e ao seu amigo a habilidade de usar magia. Eles então recebem a missão de derrotar os lordes demônios que tomaram o controle de Tokyo começando por Bael, assim começando sua jornada.


  • Kyūyaku Megami Tensei (SNES)
Terceiro jogo da série original, é um remake dos dois primeiros jogos da série, lançados em apenas 1 jogo, a história, personagens e etc são as mesmas dos 2 primeiros jogos. Não deve ser confundido com o Shin Megami Tensei I.


  • Shin Megami Tensei (SEGA-CD, SNES, GBA, PS1, IOS & ANDROID)
  • Detonado
Primeiro jogo da série Shin, o jogo se passa em um futuro próximo em Tokyo, primeiro no ano 199X e 30 anos depois em uma versão pós-apocalíptica da cidade, um portal foi aberto para um outro mundo, possibilitando os demônios invadirem Tokyo, usando um programa de computador os humanos são capazes de se comunicar com os demônios. Ao longo da história alinhamentos morais são retratados de várias maneiras, como o Neutro, Ordem e Caos, a Ordem acredita em estabelecer uma ordem lógica ao custo dos sentimentos e liberdade, enquanto o Caos quer liberdade total para o individual, descartando os mais fracos.


  • Shin Megami Tensei (SNES, GBA, PS1, IOS & ANDROID)
  • Detonado
Segundo jogo da série Shin, 
 
 
  • Shin Megami Tensei If... (SNES, PC, PS1, IOS)
  • Detonado
Terceiro jogo da série Shin, considerado como o antecessor da Série Persona, If possuí o mesmo tema escolar que Persona, tanto que foi usado como base para a série.



  • Shin Megami Tensei: Nine (Xbox)
  • Não possuí detonado por ser um jogo de difícil acesso e aquisição.
Quarto jogo da série Shin, porém sem nenhuma relação cronológica,


  • Shin Megami Tensei: Nocturne & Nocturne HD (PS2, Switch)
  • Detonado PS2
  • Detonado Switch (Não disponível ainda)
Quinto jogo da série Shin,
 
 
  • Shin Megami Tensei: Strange Journey & Redux (DS, 3DS)
  • Detonado DS
  • Detonado 3DS
Sexto jogo da série Shin,

 
  • Shin Megami Tensei: IV (3DS)
  • Detonado
Sétimo jogo da série Shin,


  • Shin Megami Tensei: IV Apocalypse (3DS)
  • Detonado
Oitavo jogo da série Shin,
 

  • Shin Megami Tensei: V (Switch)
  • Detonado
Nono jogo da série SMT, nosso protagonista é um estudante com habilidades misteriosas que após um acontecimento acaba parando em uma tokyo destruída, agora infestada de demônios e afins, conhecendo também um homem da qual ele se funde e se transforma no ser chamado Nahobino, um ser com capacidade de derrotar deuses.

OBS: Ainda tem mais um jogo que ficou faltando que é o Shin Megami Tensei: IMAGINE, porém esse eu deixo de lado por se tratar de um jogo Online MMORPG e que os servidores já foram fechados, portanto a lista está apenas com jogos focados na história principal.


 

Mecânicas de Jogo


Os primeiros jogos da série segue mecânicas de visão em primeira pessoa nas Dungeons e visão de águia (Vista por cima) quando se locomover pelo mapa, dado isto podemos considerar a série como um RPG Oldschool, isso ao menos até seus novos jogos que vieram com o portátil da nintendo, o 3DS/2DS, e seus 2 novos jogos que vieram com ele (Não irei considerar os remakes aqui), Shin Megami Tensei IV e IV Apocalypse, que possuem câmera em 3 pessoa em Dungeon, diferente de seus antecessores, nota-se que os jogos de PS2 possuem também a visão de 3 pessoa, porém isso foi retirado nos jogos seguintes a esses já que o portátil que carregava a série depois do PS2 agora era o Nintendo DS e esse tinha suas limitações, contanto, esses ainda possuem visão em 1 pessoa (Isso não foi mudado nos Remakes, o que acho algo legal).

O sistema de batalha é aquele clássico Final Fantasy ou RPG de turno, com um diferencial que você pode summonar e fusionar demônios, para isso você precisar fazer amizade com um e com isso vamos ao sistema de ''captura''.

Todos os demônios estão ali esperando você fazer amizade com eles (Nem todos :) ), mas esse sistema não só é algo de sorte como de conhecimento, você pode falar com o demônio o qual está lutando, 2 opções aparecem, falar com um tom amigável ou ameaçador, dependendo do demônio ele pode rejeitar sua fala mesmo que seja amigável e ficar bravo, impossibilitando de falar com ele novamente e obrigando o player a derrota-lo, ou ele pode fugir se você for ameaçador demais em alguns casos, e até mesmo pode tentar te enganar para cair numa armadilha dele se você for amigável demais.

Se você conseguir ganhar o demônio na lábia, não fique orgulhoso demais, esse é só primeiro passo, agora o demônio vai pedir algo em troca de se aliar a você como um minion seu, alguns demônios pedirão um pouco do seu HP ou Mana, e dependendo da sua sorte ele pode pedir muito HP e Mana ou pouco, alguns pedem itens, dinheiro e por aí vai, você é obrigado (em muitos casos) em dar tudo que o demônio pedir para aumentar suas chances de se aliar, ou se quiser, tente a sorte em influenciar ele sem pedir mais nada.
 
Com seu grupo de demônios em mãos, você pode fazer uma fusão/sacrifício com eles, permitindo invocar um demônio mais forte ainda! as fusões podem ser de 2 demônios a até mesmo 3!  Dependendo de quais você sacrificar, irá vir um determinado demônio, podendo ser fraco ou forte. Os demônios também possuem um sistema de alinhamento que diz se ele é Ordem/Neutro/Caos, isso determina se o demônio vai ter uma afinidade maior com o Protagonista dependendo ao alinhamento do Protagonista. Seus demônios também vão afetar seu alinhamento, quanto mais demônios da Ordem você summonar, mais seu alinhamento vai para a Ordem. Os demônios podem se recusar a se juntar a você caso você esteja a um alinhamento diretamente contrário ao dele.

Algumas quests podem ser feitas para alterar drasticamente seu alinhamento, completar quests de ambos alinhamentos: Ordem e Caos, fará o protagonista ficar no alinhamento neutro, então para aqueles que queiram o final da Humanidade, o alinhamento neutro é relativamente fácil de manter.

De resto o jogo é aquele clássico Dungeon Crawling, mas com sistema de Minions demônios, fusão e um complexo sistema de alinhamentos, onde todas suas decisões, companheiros e caminhos que você decidir afetarão o curso da humanidade e do mundo, e consequentemente, o final do jogo.

Deixo aqui o sistema de alinhamento de uma maneira mais complexa:
 
Ordem:
Light-Law
Neutral-Law
Dark-Law
 
Neutro:
Light-Neutral
Neutral- Neutral
Dark-Neutral
 
Caos:
Light-Caos
Neutral-Caos
Dark-Caos
 
OBS: Light não significa que o demônio em si seja ''Bom'' assim como Dark não significa que ele seja ''Mal''. 
 
  • Light significa que são divindades que geralmente são adoradas em suas respectivas religiões.
  • Neutrals são deuses menores e criaturas sobrenaturais de mitos ou outros que estão nas entrelinhas e não são bons e nem maus. A grande maioria dos demônios da série são Neutral.
  • Dark são geralmente deuses do mal ou diabos, insultados por qualquer religião que acredite neles. Entretanto, nem todos os demônios Dark são criaturas perversas e vis, e alguns podem ser amigáveis em conversas ou missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário